quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

SÍNTESE DOS RESULTADOS DO PROJETO DE PESQUISA ANTERIOR


Apontam-se resultados em dois níveis: o nìvel teórico e o prático (ou tecnológico).
Em nivel teórico, sobressai a participação da proponente no grupo ISD, que reúne pesquisadores do Brasil, Portugal, Argentina e Suíça em torno do Interacionismo sociodiscursivo(ISD). Nesse grupo, há questões novas que estão sendo trazidas pela proponente através dos estudos realizados, na Unisinos. Citam-se de maneira especia, as questões relativas ao lugar do corpo (sua presencialidade) e da emoção no contexto de produção informatizado de linguagem. Tal tema, novo para o grupo do ISD, tem gerado a produção de monografias de final de curso e dissertações de mestrado, assim como orientação de trabalhos de iniciação cientifica, (os registros no Lattes podem evidenciar esse dado).
No nível pratico, apontamos o crescimento do número de alunos componentes do grupo de pesquisa (atualmente tem-se uma média de 15 pessoas). Tais componentes colaboram para o crescimento da temática da linguagem e tecnologia no ensino e aprendizagem de língua em ambiente informatizado. Do ponto de vista tecnológico, aponta-se a direção tomada para a produção de materias de ensino e aprendizagem (base para o prosseguimento da pesquisa, nesta nova etapa que esta sendo proposta. Os artigos publicados em periódicos científicos, produtos tecnológicos e capítulos de livros podem ser identificados em consulta ao currículo Lattes).
Julga-se,também,importante registrar as negociações junto aos professores Daniel Perya ex-coordenador do Ensino à Distância da Universidade de Genebra e François Mangenot, da Universidade de Sthendal, Grenoble. Em relação a esse ultimo já existe sua concordância para vir ao Programa de Pós Graduação em LinGüística Aplicada da unisinos, em março de 2008, por um período de 15 dias, assim como houve o convite (enviado formalmente) para que a proponente desta pesquisa fosse ´a Grenoble apresentar trabalho em seminário coordenado por ele no Programa de Pos Graduação em sua universidade (sthendal).

Nenhum comentário: