quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

DADOS EMPÍRICOS E SUA COLETA

Para a coleta dos dados empíricos, visando à construção do corpus da pesquisa serão desenvolvidos os seguintes procedimentos, apontados aqui como atividades e esses estarão relacionados aos objetivos correspondentes:



Atividades relativas ao objetivo específico 1

· Reuniões com Prefeituras das cidades de Montenegro, Ivoti, Novo Hamburgo e São Leopoldo/RS - março de 2008, para definir ações junto às escolas que preencham os critérios para participar do Programa (possuir laboratórios com internet e manifestarem interesse em participar do trabalho).

Atividades relativas ao objetivo específico 2

· Realização de oficinas de construção e uso dos OA, seminários e reuniões de planejamento, na UNISINOS ou nas escolas participantes (decisão a ser tomada) dentro do critério de rodízio; meses de abril e maio/2008;

· Manutenção do trabalho começado nas oficinas, através de reuniões, pela modalidade à distância, a partir de junho/2008, para discutir as práticas iniciais, através dos chats e de reuniões por MSN, construção de blogs, para produção de textos e repositório de AO e de textos teórico-metodológicos.

Atividades relativas ao objetivo específico 3

· Disponibilização de repositório de OA, assim como textos e sites de teoria temas que serão desenvolvidos tendo como base as sugestões dos PCNs e os decorrentes das opções resultantes da discussão nos ambientes informatizados (meses junho a dezembro/2008);
· Manutenção e atualização de banco de dadosde AO, disponibilizando-os em repositório digital (atividade contínua);
· Construção de um site Educacional para o Programa (já em desenvolvimento);
· Avaliação permanente, através da participação nos chats, blogs e MSN.



Atividades relativas ao objetivo específico 4

· Realização de dois encontros na região para divulgação do trabalho realizado;
· Participação em eventos científicos sobre ensino de Línguas mediados por computador e outro relacionados (a serem identificados);
· Disponibilização de artigos e materiais pedagógicos construídos para escolas interessadas em se inserir no Programa, em 2009 ( contínuo).


São os seguintes os temas para construção inicial de OA (ao longo do trabalho serão acrescentados outros decorrentes da avaliação contínua)

· Desenvolvimento de narrativas, através de jogos digitais (RPG);

· Desenvolvimento de narrativas não lineares;

· Ensino e aprendizagem dos conteúdos programáticos sugeridos pelos PCNs, como critério de busca de potencial de disseminação futura em território nacional.

O material será organizado seguindo os seguintes critérios metodológicos, considerando a perspectiva do professor, como usuário:
· Apresentação de práticas pedagógicas concretas sobre o tema em foco vivenciadas por alunos envolvidos nas pesquisas anteriores;
· Produção de tutoriais para professores;
· Demais produções, a serem tratadas como OA, ver o seguinte endereço
· Produção hipertextual dos materiais, favorecendo a ampliação das bases teóricas que orientam as atividades, através de uma leitura autônoma ou auto regulada, possível pela presença de links com remissão para textos teóricos produzidos no decorrer das pesquisas realizadas ao longo do período apontado, bem como para diferentes locais da internet onde o estudo pode ter continuidade, como, por exemplo, sites de autores das referências teóricas das atividades propostas ou outros sites contendo atividades relacionadas com cada uma das três temáticas propostas;
· Produção de materiais dentro de um princípio facilitador de abertura para interação com outros grupos de profissionais do ensino que se vincularem á presente proposta. Isso será concretizado através do uso do ambiente virtual de aprendizagem da Universidade, o AVA ou o TELEDUC, onde uma equipe estará disponível para interação, quinzenalmente.

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