quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

PROCEDIMENTO METODOLÓGICO GERAL



A pesquisa que está sendo proposta tem caráter empírico, de cunho qualitativo. Utilizar-se-ão materiais de ensino e aprendizagem[1] tratados quanto à organização e uso como OA.Tendo, então, seqüências de atividades de ensino e aprendizagem, consideradas como OA (não confundir com seqüências didáticas) como elemento nuclear de estudo é necessário afirmar que será entendido como procedimento metodológico geral a inscrição da análise dentro das condições sociopsicológicas de produção. Isso significa partir do entendimento de que devem ser consideradas as situações de comunicação em que os textos são produzidos, expressas em questões como: quem está produzindo o quê, para quem, onde e em que situação particular de comunicação. Por se tratar de uma categoria emergente de gênero, devido ao tipo de contexto, propõe-se que seu caráter metodológico geral seja o de incompletude. Esse caráter deve ser, aliás, uma característica de qualquer procedimento teórico e metodológico, dentro dos cuidados epistemológicos que a pesquisa das ciências sociais e humanas devem apresentar. Este aspecto é chamado por Bronckart et alii (1999, p.77) de “diagnóstico de não acabamento”.
[1] Serão considerados materias para serem tratados como objetos de aprendizagem(AO), na perspectiva de hipergênero, os produtos resultantes da pesquisa que está em sua fase final de desenvolvimento( 2006-2007) e que cosntam no item referente aos principais resultados dessa referida pesquisa( anterior)

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