quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

SÍNTESE DA PESQUISA

O objeto desta pesquisa é investigar os usos e implicações teóricas, na perspectiva da Lingüística Aplicada, de objetos de aprendizagem (OA), voltados para o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa no ensino médio, considerando as características multimidiáticas e hipermidiáticas do contexto informatizado. Seus usos e configurações têm sido estudados, principalmente, através de teorias cognitivas e computacionais. Nesse sentido, o estudo proposto neste projeto apresenta a possibilidade de diálogo teórico e aplicado entre essas duas áreas de conhecimento e a Lingüística. Essa última, neste projeto, acentua a planificação textual de materiais instrucionais como uma prática social, logo, com características discursivas. Nesse sentido, o estudo não se constitui na confirmação de estudos anteriores sobre OA (GAGNÈ,2005), mas pretende, por suas características interdisciplinares, a partir do enfoque discursivo das práticas e de sua teorização, apresentar elementos novos, inseridos na concepção de hipergênero, BKHTIN, 1984; BRONCKART, 1999; CHENEUWLI (2004); MANGENOT, 2005e 2006 e PERAYA, 2005. A pesquisa terá caráter empírico. Os OA serão propostos, utilizados, avaliados e reformulados em um Programa de Formação de Professores em Educação á distância,dentro da concepção de Educação Continuada, a ser apresentado à Secretaria de Educação do RS. Como principais resultados, propõem-se o aperfeiçoamento da concepção de OA, seu planejamento e uso para educação à distância em Língua Portuguesa para ensino médio.Os materiais resultantes (OA) e textos teóricos) constituirão um repositório componente da home page da pesquisa e de um livro digital.

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