quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

AVANÇOS DECORRENTES DA PESQUISA

1- Avanços teóricos decorrentes da pesquisa:

Desenvolvimento da teoria dos gêneros textuais, através da inserção de dois tópicos de estudos característicos do uso do computador para mediação do ensino e aprendizagem de língua, a saber: a linguagem digital, incluindo aí, o hipertexto e aspectos ligados à multimídia e suas implicações para a caracterização do hipergênero.
Inserção da concepção de objeto e repositório de aprendizagem nos estudos de Lingüística Aplicada e a discussão da contribuição da Lingüística para uma concepção pós- estruturalista de objeto de aprendizagem, através de sua inserção nas concepções do interacionismo sóciodiscursivo, teoria que tem orientado os estudos da proponente nos últimos quatro anos.

Possibilidade de expandir relações interdisciplinares (quanto à teoria e métodos de investigação) e transdisciplinares (quanto a ações) entre Lingüística Aplicada, Informática e Educação. Esse aspecto é constituidor da linha de pesquisa do PPG, que abriga o presente projeto, a saber: linguagem, tecnologia e educação. De maneira especial, salienta-se a inserção na pesquisa do estudo do computador e do ambiente informatizado a partir dos conceitos de dispositivo, mídia e mediação, visando á superação da atual concepção vigente do computadoe como ferramenta de trabalho no ensino e aprendizagem;
Inserção no Interacionismo sociodiscursivo de estudos relacionados às relações entre discurso verbal e outros discursos não verbais, de modo particular imagens fixas e móveis, constituintes do hipergênero (por hipótese, neste momento).

2- Expectativas de orientação relacionas à pesquisa:
No período de dois anos, proposto para o desenvolvimento desta pesquisa, prevê-se:

- Orientação de duas dissertações de Mestrado do PPGLA da Unisinos (em andamento, com conclusão prevista para julho 2009;
- Inserção de, em média, 2 orientandos, por semestre, no PPGLA (ingresso dezembro de 2007- conclusão dezembro de 2009), totalizando 8 orientados em dois anos ;
- Orientação de 12 trabalhos de conclusão de curso, tomando, por referência a média de orientação nesses dois últimos anos, dentro do tema da linha de pesquisa;
- Orientação de 4 bolsistas de iniciação científica, tomando por referência as bolsas UNIBIC e FAPERGS, tradicionalmente concedidas aos pesquisadores ;
- Co-orientação de uma tese de doutorado, no PPG da Educação da PUCRS (orientação em andamento, a partir de julho de 2007).

3- Outros produtos e serviços:

Artigos enviados para revistas, em revistas impressas e digitais, preferentemente com avaliação A e B nacional e internacional;
Publicação de livros digitais (previstos 2 livros)- considera-se imprescindível que o dispositivo do livro seja digital, considerando as características digitais do material produzido);
Organização e autoria de 1 livro, em conjunto com dois professores estrangeiros: Daniel Peraya, da Educação á Distância de Genebra e Francois Mangenot do setor de didática das línguas, da universidade de Sthandal, Grenoble. Observa-se que estão sendo feitos contatos com os referidos professores para discussão da proposta,sendo que os textos já foram enviados.

4- Formas de transferência:

Publicação em revistas científicas, nacionais e internacionais e participação em eventos científicos;

- Participação de outras escolas da região, não envolvidas, inicialmente , no trabalho;
-Trabalho com a UERGS, através de curso de capacitação de seus professores para trabalhar, especificamente, com jogos digitais;
-Outras formas serão identificadas no decorrer do trabalho.

Nenhum comentário: